sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Análise e interpretação


O SALÁRIO MÍNIMO


O salário mínimo é tão pequenininho que cabe até no meu bolso. É por isso que ele é chamado de mínimo, que quer dizer que menor não tem.
Meu pai diz que o salário mínimo é um dinheiro que não serve pra nada, mas na televisão o moço disse que só pode isso mesmo, e está acabado. Meu pai quase quebrou a televisão depois que o moço falou.
Meu pai anda chamando o salário mínimo de um outro nome, mas eu não vou dizer aqui, porque outro dia eu disse esse nome no recreio e a professora me deixou de castigo.
O salário mínimo deve ser muito engraçado porque, quando falaram que ele tinha aumentado, lá em casa todo mundo deu risada.
Meu pai disse que uma vez um homem que era presidente falou que se ganhasse salário mínimo dava um tiro na cabeça, mas eu acho que ele estava brincando, porque quem ganha salário mínimo não tem dinheiro pra comprar revólver.
O meu pai não ganha salário mínimo mas com o que ele ganha também não dá pra comprar muitos revólveres a não ser de brinquedo e só de vez em quando.
O meu avô é aposentado. Ele não faz nada mas parece que já fez. Ouvi dizer que o salário mínimo não aumentou mais por causa dele. Eu não sabia que o meu avô era tão importante. Minha avó não é aposentada. Também, ela é muito velhinha, não dá pra ser mais nada.

SOARES, Jô. O salário mínimo. Veja. São Paulo, 15 mai. 1996.

Questão 1

Leia o texto acima e considere as seguintes proposições:

I. Embora o texto tematize um problema social brasileiro, há nele o uso de uma linguagem subjetiva, afetiva e bem pessoal ao apresentar o ponto de vista de uma criança sobre o salário mínimo.

II. Quando se refere ao outro nome, no 3º parágrafo, que o pai dá para o salário mínimo, o filho demonstra um tom de reprovação ao pai, pelo fato de que esse mesmo nome já lhe valeu (a ele, filho) um castigo na escola.

III. O narrador-personagem do texto, no 4º parágrafo, estabelece uma relação entre ser engraçado e dar risada. Essa é uma lógica construída pelo universo da criança, porque, na verdade, a família ri por causa da insignificância do aumento do salário mínimo e não porque ele seja engraçado.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As proposições I e III são verdadeiras.

b) As proposições I e II são verdadeiras.

c) As proposições II e III são verdadeiras.

d) Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 2

Assinale a alternativa CORRETA.
No sétimo parágrafo do texto II, o narrador-personagem faz referência a uma possível culpa do avô aposentado pelo fato de o salário mínimo não aumentar muito.
Considerando o texto e os dados da realidade brasileira, pode-se dizer que essa afirmação se relaciona com

a) o excesso de população idosa no Brasil.

b) a relação de poder do avô do narrador com o Ministério do Trabalho.

c) o sindicato dos aposentados, que está sempre a exigir aumentos astronômicos para o salário mínimo.

d) a vinculação que há entre o salário mínimo e a Previdência Social, no que diz respeito ao pagamento dos aposentados.


Questões extraídas da prova objetiva do CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE ESCRITURÁRIO, junho de 2002. Disponível em http://www.nucleodeselecao.ueg.br/PDFs/concursos/1/provas/Objetiva-Escriturario.pdf. Acesso em 08 Out 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário!